Legado e inovação

Começou em 1830 na velha Hungria a nossa tradição familiar no mundo das carnes.
As melhores receitas vêm sendo passadas de pai para filho, pois a paixão pelas carnes
corre em nossas veias. São cinco gerações que só pensam em gastronomia o tempo todo.

1830
Início de um legado

Quando falamos em tradição, isso vem de muito longe. Em 1830 nasceu o bisavô de István, avô de Laszlo e primeiro açougueiro da família que temos conhecimento.

1934
Nasce mais um Mestre Açougueiro na Hungria

Seguindo as tradições do pai e do avô, em 1934 Lázslo Wessel foi certificado como Mestre Açougueiro na Hungria e começou a desenvolver suas técnicas e experiências no mundo das carnes.

1958
Nosso Primeiro Açougue no Brasil

Em 1956 nossa família fugiu do comunismo na Hungria e foi acolhida pelo Brasil. Chegamos aqui em 8 de fevereiro de 1957 com as malas cheias de sonhos e em 1958 já realizamos o primeiro: abrimos o açougue Wessel em terras brasileiras.

1969
Maturação e o fim da carne dura

Trabalhando com um tio na Holanda, István Wessel aprendeu um método para deixar toda carne mais macia: a maturação. Essa técnica consiste em embalar as carnes a vácuo e deixá-las a 0 ºC por pelo menos 21 dias, para que suas próprias enzimas façam o trabalho de amaciá-las naturalmente. Como na época o principal atributo de um açougue no Brasil era oferecer carnes frescas, a novidade chegou com o desafio de explicar como nossas carnes eram mais macias que a de nossos concorrentes.

1974

Primeira filial

Outra tendência que István trouxe na mala foi a venda de carnes já embaladas. Com essa ideia na cabeça ele convenceu o pai a abrirem um negócio jamais pensado antes no Brasil: um açougue sem açougueiros. Na loja, as pessoas encontravam as carnes já porcionadas, embaladas e apresentadas em bandejas como conhecemos hoje. Na época, foi uma revolução.

1980
Um Carpaccio para chamar de nosso

Em suas andanças pela Europa, István também descobriu o Carpaccio, um prato criado em Veneza pelo Chef Giuseppe Cipriani. O nome é uma homenagem ao pintor italiano Vittore Carpaccio que destacava a cor vermelha em seus quadros. Além da história encantadora, István se apaixonou pelo prato “perfeito para o clima tropical do Brasil” e reinventou a receita do seu jeito: usou o Lagarto cortado em fatias super finas e embaladas de uma forma que facilita a montagem do prato. Deliciando as famílias brasileiras há mais de 40 anos, esse produto tornou-se um clássico da Wessel.

1985

Expansão das lojas

Encantando os brasileiros com carnes muito mais macias e já embaladas, a expansão do negócio foi natural. Na década de 80 abrimos as “boutiques de carnes” Wessel nos principais shoppings de São Paulo e fomos nomeados pela revista Veja como "Os Reis da Carne".

1989
Food Service

Na década de 80 abrimos uma churrascaria elegante chamada Buffalo Grill. Para manter a padronização das porções, começamos a preparar os cortes na matriz e embalar um a um. Foi assim que criamos o Sistema de Porções Controladas, hoje presente em muitos restaurantes para facilitar a gestão de estoque, das porções e a vida dos Chefs.

1994
A Revolução do Hambúrguer

Imagine que até 94 os únicos hambúrgueres que existiam no mercado tinham 56g e eram produzidos com uma lista gigantesca de ingredientes, incluindo aditivos nada naturais. Foi quando lançamos o Steak Burger com 180 g, produzido com carne, gordura bovina e nada mais. O sucesso desse tipo de hambúrguer você conhece bem e até hoje aprecia nas melhores hamburguerias da cidade.

1995
Parceria com o Varejo

Inventando e reinventando o negócio sem parar, fomos a primeira marca de carnes a surgir dentro dos supermercados. Tudo começou com um “corner” de carnes Wessel no antigo Gonçalves Sé e depois entramos no Pão de Açúcar como um diferencial da rede, trazendo produtos de altíssima qualidade, preparados com o mesmo cuidado e carinho que nasceu no coração da nossa família na velha Hungria.

2015 Fábrica

De repente percebemos que era preciso ampliar nossa produção para poder crescer. Foi quando saímos de São Paulo e montamos nossa nova fábrica em Araçariguama, no km 54 da Castelo Branco. No final de 2014, quando todos comemoravam a passagem de ano, nós brindávamos essa mudança, um dos maiores marcos da nossa história.

2017
Instalação da nova linha de burgers

Tanto a moda como a gastronomia apontam sempre tendências. Em nossa produção de burgers passamos a utilizar um equipamento que molda os burgers com baixa pressão deixando a textura bem macia e aparência similar a de um hambúrguer artesanal.

2021
Automação da embalagem

No início de 2021 contratamos um projeto de 3 milhões de reais para a automação da linha de embalagem. Em setembro essa linha foi instalada e com isso aceleramos muito o processo, melhorando substancialmente a cadeia de frio.