Legado e inovação

Começou em 1830 na velha Hungria a nossa tradição familiar no mundo das carnes

Legado e inovação

Começou em 1830 na velha Hungria a nossa tradição familiar no mundo das carnes

files/logo-wessel_7dced281-ed7a-439c-9039-26f74f666b7c.png

Era uma vez na Hungria...

De 1830 para cá, apesar de tantas mudanças no mundo, nossa paixão por gastronomia segue intacta, deliciosamente passada de pais para filhos em conversas casuais à mesa, nas histórias que nunca cansamos de contar e na insaciável vontade de inventar e reinventar os sabores da vida.

Inovar também é tradição de família

Sabe quando um adulto fala para a criança "Menina, não inventa"? Parece que a nossa família ignorou esse conselho solenemente. Uma das primeiras coisas que inventamos de trazer ao Brasil foi "O fim da Carne Dura" com a tecnologia da maturação de carnes. A partir daí, continuamos evoluindo em qualidade e criatividade, sempre de olho nas tendências gastronômicas e no estilo de vida das pessoas.

1830 Início de um legado

Quando falamos em tradição, isso vem de muito longe. Em 1830 nasceu o bisavô de István, avô de Laszlo e primeiro açougueiro da família que temos conhecimento.

1934 Nasce mais um Mestre Açougueiro na Hungria

Seguindo as tradições do pai e do avô, em 1934 Lázslo Wessel foi certificado como Mestre Açougueiro na Hungria e começou a desenvolver suas técnicas e experiências no mundo das carnes.

1958 Nosso Primeiro Açougue no Brasil

Em 1956 nossa família fugiu do nazismo na Hungria e foi acolhida pelo Brasil. Chegamos aqui em 8 de fevereiro de 1957 com as malas cheias de sonhos e em 1958 já realizamos o primeiro: abrimos o açougue Wessel em terras brasileiras.

1969 Maturação e o fim da carne dura

Trabalhando com um tio na Holanda, István Wessel aprendeu um método para deixar toda carne mais macia: a maturação. Essa técnica consiste em embalar as carnes a vácuo e deixá-las a 0 ºC por pelo menos 21 dias, para que suas próprias enzimas façam o trabalho de amaciá-las naturalmente. Como na época o principal atributo de um açougue no Brasil era oferecer carnes frescas, a novidade chegou com o desafio de explicar como nossas carnes eram mais macias que a de nossos concorrentes.

1974 Primeira filial

Outra tendência que István trouxe na mala foi a venda de carnes já embaladas. Com essa ideia na cabeça ele convenceu o pai a abrirem um negócio jamais pensado antes no Brasil: um açougue sem açougueiros. Na loja, as pessoas encontravam as carnes já porcionadas, embaladas e apresentadas em bandejas como conhecemos hoje. Na época, foi uma revolução.

1980 Um Carpaccio para chamar de nosso

Em suas andanças pela Europa, István também descobriu o Carpaccio, um prato criado em Veneza pelo Chef Giuseppe Cipriani. O nome é uma homenagem ao pintor italiano Vittore Carpaccio que destacava a cor vermelha em seus quadros. Além da história encantadora, István se apaixonou pelo prato “perfeito para o clima tropical do Brasil” e reinventou a receita do seu jeito: usou o Lagarto cortado em fatias super finas e embaladas de uma forma que facilita a montagem do prato. Deliciando as famílias brasileiras há mais de 40 anos, esse produto tornou-se um clássico da Wessel.

1985 Expansão das lojas

Encantando os brasileiros com carnes muito mais macias e já embaladas, a expansão do negócio foi natural. Na década de 80 abrimos as “boutiques de carnes” Wessel nos principais shoppings de São Paulo e fomos nomeados pela revista Veja como "Os Reis da Carne".

1989Food Service

Na década de 80 abrimos uma churrascaria elegante chamada Buffalo Grill. Para manter a padronização das porções, começamos a preparar os cortes na matriz e embalar um a um. Foi assim que criamos o Sistema de Porções Controladas, hoje presente em muitos restaurantes para facilitar a gestão de estoque, das porções e a vida dos Chefs.

1994A Revolução do Hambúrguer

Imagine que até 94 os únicos hambúrgueres que existiam no mercado tinham 56 g e eram produzidos com uma lista gigantesca de ingredientes, incluindo aditivos nada naturais. Foi quando lançamos o Steak Burger com 180 g, produzido com carne, gordura bovina e nada mais. O sucesso desse tipo de hambúrguer você conhece bem e até hoje aprecia nas melhores hamburguerias da cidade.

1995 Parceria com o Varejo

Inventando e reinventando o negócio sem parar, fomos a primeira marca de carnes a surgir dentro dos supermercados. Tudo começou com um “corner” de carnes Wessel no antigo Gonçalves Sé e depois entramos no Pão de Açúcar como um diferencial da rede, trazendo produtos de altíssima qualidade, preparados com o mesmo cuidado e carinho que nasceu no coração da nossa família na velha Hungria.

2015 Fábrica

De repente percebemos que era preciso ampliar nossa produção para poder crescer. Foi quando saímos de São Paulo e montamos nossa nova fábrica em Araçariguama, no km 54 da Castelo Branco. No final de 2014, quando todos comemoravam a passagem de ano, nós brincávamos essa mudança, um dos maiores marcos da nossa história.

Experiência
de compra

Nosso açougue trabalha com as melhores peças. A partir de uma seleção minuciosa, criamos diferentes cortes e receitas para todas as ocasiões: carnes para o dia a dia, para o churrasco, hamburgada e até para ocasiões especiais. Além disso também temos produtos orgânicos e uma linha 100% vegetal.