Surpreenda-se

Escabeche de peixe

Versão para impressão

Esta receita começou assim: Luciano, nosso ouvinte de Bandnews FM, de origem espanhola, pediu uma receita de escabeche de peixe que o fazia lembrar de sua avó. É claro que minhas receitas não cobrem o universo da gastronomia, mas tenho amigos-ouvintes que gentilmente me auxiliam nesta hora. Meu consultor para comida espanhola é o ouvinte Manuel Ventura, a quem recorri, e que prontamente me ajudou. Abaixo, segue sua receita que achei muito boa e resolvi publicar. Ele começa a carta assim: “Eu utilizo a mesma receita para escabeche de peixe e de algumas carnes, notadamente de coelho e lebre de caça, que ficam maravilhosas no escabeche. Quando for de peixe, tem que ser de peixe azul como atum, sardinha, anchova, tainha”.

Dificuldade
Tempo de preparo

até 30 minutos

Serve

4 pessoas

Ingredientes

Modo de preparo

  • 6 sardinhas sem pele e sem os espinhos grandes

  • 8 dentes de alho

  • 2 cebolas em pedaços grandes

  • 100 ml de vinagre de vinho branco

  • 2 folhas de louro

  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino em grão inteira

  • azeite extravirgem a gosto

  • sal a gosto

Tempere a sardinha com sal. Aqueça bastante azeite em uma frigideira e frite a sardinha em fogo médio. Não frite demais, senão fica seco no final do preparo. Ao mesmo tempo (e na mesma frigideira), frite o alho, retirando antes que fiquem dourados demais. Reserve a sardinha e o alho. Frite a cebola nesse mesmo azeite (acrescente mais se necessário) em fogo baixo. Quando estiver transparente, junte o vinagre e o louro. Deixe reduzir um pouco. Volte o peixe e alho à frigideira e junte a pimenta. Deixe ferver por 1 minuto. Coloque tudo em uma forma, inclusive o azeite com o vinagre que devem cobrir o peixe. Se faltar, coloque mais azeite. Deixe curtir por pelo menos um dia, mas coberto pode durar por várias semanas. Dica do Manuel Ventura: "Esse prato é muito bem acompanhado com vinho rosé frio (pode ser da uva Garnacha, de minha terra Navarra) ou um vinho tinto do ano, sem madeira. Não deixe de molhar o pão no molho!!!".

Bem Vindo ao e-commerce Wessel

Para saber se entregamos na sua região, digite abaixo o cep de onde será feita a entrega.

Por favor, digite um CEP válido.

Ótima notícia!

Entregamos na sua região!

Todas as nossas entregas são feitas em frota própria e refrigerada para garantir que o produto chegue em perfeitas condições na sua casa.