Surpreenda-se

Carpaccio: a receita de Giuseppe Cipriani

Versão para impressão

Diz a lenda que o carpaccio foi inventado por Giuseppe Cipriani, no famoso Harrry’s Bar de Veneza, em 1950. Na ocasião, uma famosa atriz disse a Cipriani que o médico havia recomendado a ela que só comesse carne crua. A criação de Cipriani foi dedicada ao famoso pintor renascentista Vittore Carpaccio, que se notabilizou por usar muito vermelho em suas obras. O prato, hoje mundialmente famoso, é simples: finas fatias de carne bovina dispostas em um prato com diversos temperos. Para todos aqueles que, como eu, não gostam de monotonia, podem ser encontradas outras receitas de carpaccio nesse blog.

Dificuldade
Tempo de preparo

até 2 horas

Serve

8 pessoas

Ingredientes

Modo de preparo

  • 1 kg de Filé Mignon para Rosbife totalmente limpo

  • 3 colheres de sopa de maionese

  • 2 colheres de sopa de creme de leite fresco

  • 1/2 colher de chá de ketchup

  • 1 colher de chá de molho inglês

  • 1/2 colher de chá de conhaque

  • tabasco a gosto

  • sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Se você quiser degustar esse prato tal qual criado pelo senhor Cipriani, faça o seguinte: corte fatias finas de Filé Mignon transversalmente às fibras. Coloque cada fatia entre duas folhas de celofane. Com a parte lisa de um martelo de carne, bata delicadamente até afinar as fatias e elas ficarem quase transparentes. O Filé Mignon fica ótimo nessa receita por ser uma carne mais delicada do que o lagarto, mais comumente usado. Arrume as fatias sobre cada prato e leve de volta à geladeira. Em uma tigela funda, misture bem todos os ingredientes restantes até formar um creme homogêneo. Retire os pratos da geladeira e polvilhe sal e pimenta sobre as fatias de carne. Depois, espalhe uma fina camada do creme sobre a carne e sirva imediatamente.

Bem Vindo ao e-commerce Wessel

Por favor, digite um CEP válido.

Ótima notícia!

Entregamos na sua região!

Todas as nossas entregas são feitas em frota própria e refrigerada para garantir que o produto chegue em perfeitas condições na sua casa.