Vitello tonnato

Vitello tonnato ou vitello toné, como é chamado no Piemonte, é um dos pratos mais tradicionais dessa linda região que mais parece um grande jardim. É uma deliciosa entrada para um jantar sofisticado, como o de amanhã na sua casa.

Modo de preparo

Coloque a carne, o vinho, o caldo, o alho, a cebola, a cenoura, o salsão, o louro, o cravo e a pimenta em grão numa panela. Adicione água ate cobrir a carne. Cozinhe em fogo médio, retirando a espuma da superfície, até que a carne fique macia. Deixe a carne esfriando dentro do líquido por 30 minutos. Coe o caldo e cozinhe até reduzir para 250 ml. 


MAIONESE DE ATUM:

Coloque no liquidificador o atum escorrido do óleo,o filé de anchova, a gema, 1 colher de sopa de suco de limão e bata bem. Sem parar de bater, adicione o azeite bem devagarzinho até obter um creme bem liso. Gradualmente, despeje o caldo reduzido e bata um pouco mais. Junte agora o suco de limão restante e acerte o sal e a pimenta. Montagem: corte a carne depois de fria em fatias finas e regue com colheradas da maionese. Enfeite o prato com algumas alcaparras e gomos de limão.


Serve 6 pessoas