Varenike: um acompanhamento tipicamente judaico

Uma das joias da cozinha judaica é o varenike. Os judeus, a exemplo dos italianos, passam horas à mesa comendo coisas deliciosas. O varenike é um pastel cozido com recheio delicioso de batata e cebola frita. Quem é que não gosta de tudo isso?

Modo de preparo

Recheio: Cozinhe a batata com casca em uma panela com água, descasque e amasse. Aqueça o óleo em uma panela e frite a cebola até começar a dourar, acrescente o bicarbonato para que não amoleça. Reserve em uma tigela. Junte metade da cebola à batata amassada para fazer o recheio e acerte o sal. 

Massa: Misture com as mãos o ovo, 2 colheres de sopa de óleo, 1/2 colher de chá de sal, a farinha. Adicione a água aos poucos, até a massa ficar homogênea e não grudar na mão. Polvilhe farinha sobre uma superfície e abra a massa com um rolo, deixando-a com cerca de 3 a 4 mm de espessura. Faça bolinhas com o recheio e coloque sobre a massa. Faça cortes redondos com copo como se fosse para fazer pastel. Feche e aperte bem as bordas com um garfo para não vazar. Cozinhe os varenikes em água fervente com óleo e sal. Quando boiarem, espere um pouco mais e retire. Na hora de servir, jogue por cima o restante da cebola frita. Tome cuidado para que os varenikes não fiquem muito na água para não abrir. Serve 6 pessoas