Steak au poivre

O nome é meio francês, meio inglês, mas o prato é dos mais tradicionais da cozinha francesa. O bife com pimenta (sua tradução exata) é um prato presente em quase todos os cardápios franceses. Por quê? Adivinhem? Por ser uma delícia! A combinação de carne de boi com a marcante presença da pimenta-do-reino valoriza ambos – a carne e a pimenta. O normal é servir essa carne ao ponto ou até antes. Na França, eles servem na maioria das vezes malpassada, chamando de bleu (azul).

Modo de preparo

Tempere os dois lados da carne com a pimenta e sal. Esquente uma frigideira (de preferência de ferro fundido) e frite a carne em azeite e manteiga por 3 a 4 minutos de cada lado. 
Retire da frigideira e coloque sobre um prato para poder recolher os sucos que sairão da carne. Abaixe o fogo, acrescente a pimenta e o vinho. Com uma colher de pau, limpe bem o fundo e deixe que o volume se reduza a uma terça parte.
 Retire a frigideira do fogo e despeje o creme de leite mexendo sempre. Adicione na frigideira o suco que se soltou da carne e misture bem. Leve novamente ao fogo médio e coloque dentro a carne e cozinhe por cerca de 3 minutos de cada lado. Sirva a carne com o molho. Serve 4 pessoas