Moqueca Capixaba da Márcia Capovilla

Uma das joias da culinária brasileira é a moqueca. Essa, a capixaba, é sem azeite de dendê o que a deixa mais suave e mais leve. Gosto das duas, mas a Marcia Capovilla não pode saber disso. A receita é bem simples preservando todos os sabores dos ingredientes.

Modo de preparo

Leve uma panela de barro (ou de ferro que tenha tampa) ao fogão em fogo médio e esquente bem. Coloque o azeite e o urucum. Mexa com uma colher de pau pra diluir bem o urucum. Por cima coloque os tomates, as rodelas de cebola e finalmente os pedaços grandes de peixe já temperados com sal. Repita colocando mais tomates, cebola e peixe. Regue com azeite, coloque o coentro (caso queira tirar depois) deixe em galhos. Tampe e cozinhe por uns 10 minutos ou até o peixe ficar macio. Não deixe cozinhar demais.


Receita do delicioso pirão:
Compre umas duas ou três cabeças de peixe grande. Cozinhe em uma panela igual de barro. Comece da mesma forma como se prepara a moqueca com o urucum, a cebola e o tomate e sal. Coloque bastante tomate que é o que vai fazer o caldo do pirão. Acrescente uma xícara de água fervente para dar um pouco mais de pirão. Quando estiver cozido, tire as cabeças de peixe da panela. Remova a carne da bochecha, desfie e coloque de volta na panela do pirão. Deixe fervendo e vá acrescentando a farinha de mandioca branca, mexa sempre e cozinhe por 5/6 minutos até sentir a farinha cozida. Acerte o sal e acrescente o molho de pimenta.

Serve 4 pessoas