Estrogonofe russo - Stroganov

Ao contrario do que fazemos por aqui, o acompanhamento que fazem lá é a batata. Daquelas pequenas cozidas, sem casca e douradas na manteiga.

Modo de preparo

Preparo do creme azedo: Misture o limão ao creme de leite para preparar o creme azedo que eles chamam de “smetana”. Misture e deixe fora da geladeira.

Modo de preparo do Estrogonofe: Corte a carne em tiras 1 x 1 x 4 cm. Aqueça uma panela untada com um pouco de manteiga e coloque a cebola picada refogando até que fique transparente. Em outra panela, derreta a manteiga, junte o azeite e coloque as tiras da carne. Tempere com uma pitada de sal e doure, sem queimar. Retire da panela, reserve a carne, e coloque os cogumelos cortados ao meio para refogar até que fiquem macios. Retire-os e reserve-os com a carne. Coloque a cebola nesta segunda panela e refogue mais 2 minutos. Retorne a carne, regue com o conhaque e coloque inclinado perto da chama para flambar. Quando a chama apagar, adicione a mostarda, a páprica e a noz-moscada. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até engrossar.Junte os cogumelos à panela, acrescente o creme de leite com limão e misture. Estando bem quente, apague o fogo, acerte o sal e a pimenta e prove (se precisar, corrija o sal e tempere com a pimenta). Sirva sua receita russa de estrogonofe em seguida.

Serve 4 pessoas