Chateaubriand com molho béarnaise

Um casamento clássico: chateaubriand com molho béarnaise. Essa receita está no cardápio dos melhores restaurantes do mundo e seu lançamento data do século 19. Não é à toa que é um clássico até os dias de hoje. O casamento é perfeito.

Modo de preparo

Molho Bérnaise

Coloque o vinho em uma tigela de inox. Misture as ervas, as gemas e bata com um batedor de arame em fogo baixo, em banho-maria, até a mistura ganhar consistência. Cuide para não ferver.Junte a manteiga, aos poucos, tempere com sal, pimenta e continue batendo, sempre em banho-maria, até obter um creme denso. Não deixe ferver.

Sirva com o chateaubriand.

Chateaubriand

Tempere o chateaubriand dos dois lados, com sal e pimenta-do-reino. Coloque uma colher da manteiga em um refratário pequeno. Aqueça o forno para 200º C e coloque a travessa no forno para aquecer bem. Tire e coloque o chateaubriand no refratário, regando com a manteiga restante. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, regando depois de 5 minutos com o suco que se forma no fundo da travessa. Transfira o chateaubriand para uma frigideira pré-aquecida e doure-o dos dois lados, rapidamente, em fogo forte, cuidando para que não queime por fora. Deve ficar mal passado ou ao ponto. Retire do fogo e sirva imediatamente, com o molho béarnaise.

Serve 2 pessoas