Caldo de verduras com ovo pochê

Quem não gosta de ovo pochê? Acho que todos gostam. Fica ótimo sobre uma torrada e enriquece um caldo de legumes super leve como esse. Fazer ovo pochê não tem segredo, depois que a gente aprende. Para quem ainda não sabe, aí vai o caminho. Está pronto para ser usado.

Modo de preparo

Corte o tomate em quadradinhos. Reserve 6 colheres de sopa. Lave bem as folhas de alface. Corte 3 folhas bonitas em tiras bem finas como se faz com a couve. Separe junto com as 6 colheres de tomate. Corte a alface restante também em tiras finas. Para fazer a sopa, derreta a manteiga em uma panela e refogue o alface por 3 a 4 minutos. Junte o tomate, o caldo e a batata. Cozinhe até que as batatas fiquem macias. Bata no liquidificador em dois ou três lotes. Coe e passe para uma panela limpa. Tempere com sal e pimenta. Aqueça o ovo pochê em água fervente por alguns segundos. Coloque um ovo por prato. Despeje a sopa quente e distribua um pouco da alface e do tomate reservados. Serve 6 pessoas

Ovo pochê: coloque a água para ferver em uma panela pequena. Adicione o vinagre. Quebre o ovo dentro de um copo com cuidado para não furar. Com uma colher de pau, faça um rodamoinho dentro da água fervente. Despeje com cuidado o ovo no centro do rodamoinho para que a clara não se espalhe muito dentro da panela. Quando a clara coagular (ficar branca), retire o ovo com uma escumadeira e passe para uma tigela com água e sal para interromper o cozimento. Retire o ovo da água fria e recorte o excesso de clara.