Bife de Chorizo com molho de agrião, cebola e cogumelo

O Bife de Chorizo, ao lado do Bife Ancho, são deliciosas partes do contra filé. Carne muito saborosa que com este molho fica inesquecível. A forma de preparo, deixando a carne malpassada para acabar de chegar ao ponto sobre a tábua, dá uma suculência especial. Vale cada minuto da mão de obra.

Modo de preparo

MODO DE PREPARO DO MOLHO:

Em uma panela média, cozinhe o vinho em fogo baixo para reduzir para duas xícaras. Enquanto isso, em uma panela maior, doure o bacon até derreter bem a gordura. Retire a gordura. Junte a cebola, champignon e alho refogando até deixar tudo macio. Misture a redução de vinho e lentamente acrescente a manteiga, às colheradas, batendo com um batedor de claras para incorporar toda a manteiga no molho. Junte o agrião, salsinha e os tomates. Acerte o sal, apague o fogo e deixe a panela tampada.

MODO DE PREPARO DAS CARNES:

Aqueça duas frigideiras pesadas no fogão. Tempere a carne dos dois lados com sal e pimenta. Passe manteiga dos dois lados da carne. Doure bem as fatias de carne dos dois lados (uns 3 a 4 minutos de cada lado). Abaixe o fogo e espere chegar ao ponto (mais 6/8 minutos de cada lado). Aperte para se certificar do ponto da carne. Quanto mais elástico mais mal passado. É bom que fique antes do ponto. Se tiver duvida, espete um palito no centro da carne e você poderá conferir a cor do suco. Mais vermelho, mais mal passado.

COMO SERVIR:

Quando a carne estiver pronta coloque sobre uma tábua, cubra com uma folha de alumínio (deixando a folha bem solta, sem apertar) e deixe que os sucos se distribuam e que a carne chegue ao ponto, por 5 minutos. Enquanto isso aqueça bem o molho. Corte as postas de carne em fatias de 2 cm com a faca na vertical. Distribua as fatias em 6 pratos cobrindo com o delicioso molho bem quente.